segunda-feira, 13 de abril de 2015

VENERAR = ou ≠ DE ADORAR ???

Pode parecer até mesmo irrelevante, mas dialogando com alguns amigos e colegas católicos, questionei-os a respeito do 1º e 2º mandamentos (daqueles 10 deixados por Deus), principalmente a respeito de não se prostar a qualquer tipo de imagem, pois o mandamento diz (Êxodo 20:4-5):

  • Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.
  • Não te prostarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniquidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam.

Imediatamente recebi a resposta de que eles não adoram as imagens dos "Santos", mas somente "VENERAM"

Como sou muito curioso, resolvi pesquisar o significado das palavras.

Segundo o dicionário Houaiss

ADORAR = prestar culto a; veneração por algo ou alguém; reverenciar; amar de maneira extrema; idolatrar; gostar muito de; ter grande predileção; orar; pedir orando; render culto; prostar-se; ajoelhar; venerar; reverenciar; respeitar; admirar, etc. 

VENERAR = reverenciar; render culto, cultuar; adorar; ter em grande consideração; respeitar; adorar, amar, honrar, idolatrar, prezar, etc.

Conclusão:

Se as palavras são sinônimas, ou seja, possuem o mesmo significado, é claro e evidente que eles estão descumprindo o 1º e 2º mandamento, e isso não sou eu quem está dizendo, mas sim esse tal de Houaiss, eu apenas estou demonstrando algo para apreciação de vocês leitores blogais.

Como diria aquele velhinho do comercial de cerveja!... "_Chupa!" (desculpem, não me contive, rsrs)

Deixando bem claro que não tenho nada contra meus queridos irmãos católicos, apenas o fato de que desconhecem o próprio vernáculo e falam de coisas que não sabem, só isso.

#tonemaew


Nenhum comentário:

Postar um comentário