quinta-feira, 9 de abril de 2015

VALORES??? Que é isso?

Oficialmente essa é a minha primeira postagem, por isso mesmo quero ser bem loooonnngo em minhas singelas e humildes expressões literárias (Uiaaa falando chic neh!!!).

Sou da época dos anos 70 (antigo!!!), e como membros de uma família tipicamente dos anos 40 (pai) e 50 (mãe), acabei sendo educado de uma forma um tanto pitoresca.

Aprendi desde cedo que um simples "olhar" de meu pai significava ao menos algumas palavras (cinta, chinelo, vara de marmelo, etc,etc) e por isso procurava sempre me monitorar para evitar consequências piores.

Da mesma forma, minha mãe, quando me chamava pelo nome completo, já sabia que iria encontrá-la com o chinelo na mão.

Ainda possuo algumas marcas, mas ao olhar para trás e ver o quanto já vivi, vejo com bons olhos tudo aquilo que presenciei, tudo aquilo que experimentei.

Essa história de que surra não educa é a mais pura balela, apanhei sim dos meus pais (e daquelas surras bem dadas) mas ainda hoje tenho por eles muito amor e respeito.

Os costumes que aprendi, ainda hoje os coloco em prática, tipo:
  • Respeitar os mais velhos;
  • Dar o lado de dentro da calçada, quando vem alguém mais velho de frente;
  • Dar lugar para sentar em metrô, ônibus, bancos, etc, quando tem alguém mais velho, mãe com criança de colo, deficientes;
  • Pedir a bênção para pai, mãe, tios;
  • Não jogar papel no chão;
  • Não colar chiclete embaixo de cadeiras;
  • Não estacionar em vagas preferenciais (e na minha época nem existia isso)
  • Não se intrometer em conversa alheia sem ser chamado;
  • Usar expressões como: "com licença"; "por favor"; "obrigado", "bom dia", "Deus te abençõe", "Fica com Deus", "Até logo", "Volte Sempre".


Se analisarmos bem, veremos que são coisas tão pequenas no nosso dia-a-dia, mas que fazem uma diferença ENORME, pois nos tornam mais humanos, mais sensíveis, mais dignos.

Não custa nada ser educado, não custa nada ser gentil, não custa nada ser atencioso, mesmo quando a pessoa é muito chata ou falante, ou até mesmo mal educada.

Se mudarmos de atitude perante essas pessoas, chamaremos a atenção delas para essas mudanças (sabe aquela história do passe adiante!).

Portanto, seja mais gentil, seja mais educado, seja mais HUMANO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário